quarta-feira, 24 de abril de 2013

Como identificar um texto de Jénerson Alves?


O estilo dele é bem característico, e apesar de inspirar-se em autores regionais populares, Jénerson consegue atingir a sua origiinalidade e passear pelo vocabulário regional em qualquer tema, essa é uma das particularidades dele, poetizar seu regionalismo, trazendo o que há de mais nordestino de forma sutil e leve. Como podemos ver nesse trecho do poema “Manual de instruções”.

“Se eu conseguisse encontrar 

Teu Manual de Instruções,
Tuas configurações
Iria modificar...
Iria conectar

Tua mão à minha mão[...]”

O uso do pronome "teu", é uma das marcas afetivas que ele usa de modo que não deixa o “nordestinês” tão explícito e ao mesmo tempo não foge à raiz. Tem uma forma única de falar do ser humano e dos sentimentos. Em suas escritas vê-se um amante da literatura regional realçando suas palavras de acordo com o seu estilo. Nota-se também uma pessoa religiosa, pois há marcas como “cristãos” e “Deus” exaltados em seus textos.

“Não quero fazer da vida

Um futuro do pretérito,
Mas, ao partir, quero o mérito
De uma vida bem vivida.
Quando tremerem meus braços
E eu não puder dar abraços
Na musa dos sonhos meus,
Não quero ficar sem paz,
Mas quero olhar para trás
E dizer “graças a D-us”.


Quanto às características estilísticas, podemos ver o próprio regionalismo como uma escolha para a estrutura estilística, a linguagem oscila entre rebuscada e popular fazendo com que os leitores passeiem por duas formas de escrita no mesmo texto. Os traços linguísticos são bem notórios e o cuidado com o social é estampado na maioria dos seus versos, bem como o conhecimento e bom uso do conhecimento jornalístico adquirido.

“[...] Lá em São Paulo quem for

Recorda o caso da Zara
Uma empresa escravocrata
Que a mídia não escancara
Pois onde sobra jabá
Falta vergonha na cara.


No Maranhão se depara

Gilson Freire de Santana,
(De Açailândia foi prefeito),
Criatura desumana,
Tinha quase vinte escravos
Na sua terra tirana.[...]”

(Gramárica dos Sonhos)


O uso de termos ou ditados populares faz com que seja quase que obrigatório o uso da linguagem popular, este é um fator que compõe a estilística de Jénerson Alves tornando a leitura prazerosa.

“O boato é conversa de quem mente

ou quem tem uma mente sem ser sã,
dar ouvidos a ele é coisa vã
mas tem quem dê ouvidos totalmente.
Ao invés de fazer andar pra frente,
o boato só leva para trás.
Eu me lembro do que falam meus pais:
‘As palavras depois que são faladas,
mais parecem com flechas atiradas:
quando soltas, não há quem prenda mais’”

(Política e Boatos)

 Textos, na íntegra, disponíveis em:  http://www.jenersonalves.blogspot.com.br/


A cultura da comida nordestina


Gastronomia Nordestina


A diversidade do povo nordestino se dá de várias formas, tanto no modo de falar como nos seus hábitos alimentares. A comida brasileira é a mistura de ingredientes indígenas, portugueses e africanos, através de pratos que simbolizam uma região. Nas cidades litorâneas como Alagoas, as pessoas optam por crustáceos, peixe, moluscos e mariscos, já na Bahia existe uma mistura de temperos africanos como o Acarajé, Abará, Caruru e Moquecas que atraem os turistas para degustar esses pratos exclusivos. No Ceará a famosa Peixada Cearense é uma das comidas mais tradicionais e está presente em cardápios em muitos restaurantes do Estado. Pernambuco por ser uma região de mangue não fica atrás na sua culinária, que faz parte da cultura, os pernambucanos contam com pratos feitos por Caranguejo e Siri, mas sem deixar de lado os peixes, as lagostas e outros frutos do mar.


Diante das citadas comidas nordestinas, podemos concluir que o nordeste oferece bastante opção no cardápio, porém no Sertão as comidas acabam sendo mais pesadas como carnes de bode, carneiro e a carne-de-sol.

THE BLUZ em vídeo




Confira o lançamento do clipe da banda pernambucana 
THE BLUZ, 




Almério Além-Homem




Almério acaba de lançar na "REDE", youtube o seu primeiro vídeo clipe, Além-Homem, de autoria do próprio artista. A música faz para do primeiro disco do Altinense, que está no processo de finalização de seu primeiro trabalho, ainda sem título. "Lançar o clipe antes do CD ficar pronto, faz parte de uma estratégia de divulgação, acredito que isso ajude a divulgar a minhas música".
Almério é natural de Altinho, Pernambuco e tem se destacado na cena cultural do agreste central, atualmente se apresenta em bares e na noite caruaruense com um repertório bem eclético que inclui além de canções autorais, outros compositores como JUNIO BARRETO, ORTINHO, CEUMAR e outros,

Isabela Moraes relança "Bandeira em Marte"



Isabela Moraes, cantora pernambucana, nascida em Caruaru, está finalizando em estúdio a versão especial do seu disco "BANDEIRA EM MARTE", segundo disco da artista.
O projeto traz 17 canções, com novos arranjos e a produção de Alexandre Rasec.
Recentemente a cantora se apresentou no teatro João Lyra Filho em Caruaru, o show foi sucesso de público e crítica. A fase de Isabela é bem positiva a cantora também comemora mais de 4 mil acessos ao vídeo de Entrelinhas, composição de Tony Maciel e Jana Figarella.


    Assista o vídeo


Novelas com "Prazeres"





A atriz Prazeres Barbosa, que fez recentemente uma participação do seriado Pé na cova, escrito por Miguel Falabella. Estará no elenco da próxima novela das oito, na Rede Globo. 

A artista não adianta outras informações sobre a personagem, mas, acredita que até o próximo semestre a novela já terá estreado.




   Conheça a carreira de PRAZERES BARBOSA

Rogéria lança seu primeiro CD



A cantora Rogéria, nascida em São Paulo e naturalizada Caruaruense, acaba de lançar o seu primeiro CD. Intitulado de FUTURO EM CORES, a artista trabalha com elementos da música pernambucana, unida ao mais puro pop.
Composições de Isabela Moraes, Ortinho, Erison Porto, Junio Barreto e outros.
A cantora prepara agoa o show de lançamento do CD, que deve estréia no final do mês de maio.
Rogéria acredita que este trabalho lhe trouxe muitos frutos mesmo antes de seu lançamento.
É que a cantora teve a colaboração de Luciano Queiroga na produção do seu CD além de contar com a criatividade e inventividade do música nos arranjos de seu CD.